quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Curiosidade da Espanha - Pasodoble

Curiosidade da Espanha - Pasodoble


PASODOBLE é o ritmo mais representativo da música Espanhola. Pode ser considerado, em essência o estandarte sonoro que o distingue em todas as partes do mundo. Trata-se de um ritmo alegre, cheio de elegância, castiço, flamenco algumas vezes, sempre sendo espelhado pelo mais genuíno sabor espanhol.


Vale a pena, embora seja somente por curiosidade, aprofundar algo na historia do pasodoble espanhol, não só para enfatizar o muito e as coisas boas que foram escritas em torno desta peça musical, e sim para que não se esqueça do lugar que este tem reservado na música Espanhola.


O Paso-doble é inspirado na mais popular festa espanhola – as corridas de touros. O Paso-doble faz parte do folclore espanhol e dança-se ao som das orquestras que tocam nas praças de touros. Sendo uma dança puramente espanhola é considerada um símbolo nacional. O nome foi-lhe atribuído quer para desfiles militares e a dança recebeu o mesmo nome e popularizou-se em 1962.

A dança é composta por um compasso 2 / 4 ou 6 / 8. Os passos e figuras dançadas são inspiradas nas touradas, sendo que o homem se identifica com o toureiro e a mulher com a sua capa. Tem o ritmo quente e apaixonado, sendo uma dança cheia de garra e paixão que exige muita técnica.

A posição do par é frente a frente um pouco afastado. O seu ritmo básico é muito simples: um passo por tempo, e o par deve permanecer com os corpos paralelos e com as mãos esquerda e direita do homem e da mulher, respectivamente unidas. A coreografia desta dança confere-lhe um caráter apaixonado e arrogante.


O Paso-doble faz parte do repertório das bandas musicais espanholas, sendo utilizado na sua introdução e partes principais da música o ritmo flamenco.




Local: Espanha

0 comentários:

Postar um comentário